quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Iberia cancelará 266 voos por greve de seus pilotos

Madri, 4 jan (Prensa Latina) A Iberia cancelará 266 voos nas segunda e quarta-feira da próxima semana, quando seus pilotos realizarão duas novas jornadas de greve contra os planos da empresa aérea espanhola de criar uma filial de baixo custo.

  A medida de força soma-se às paralisações protagonizados pelos aviadores nos últimos dias 18 e 29 de dezembro, que obrigaram a maior empresa de aviação deste país europeu a suspender mais de 200 operações.

Segundo uma listagem difundida pela companhia, do total de cancelamentos, 19 correspondem a voos de longa distância que ligam o aeroporto madrilenho de Baralhas com as cidades de Miami, Bogotá, Lima, São Paulo, Buenos Aires e México.

Outros 84 correspondem a trajetos entre os aeródromos de Madri-Baralhas e Barcelona-Prat.

Serão também afetados os voos nacionais a Sevilla, Jerez, Málaga, Granada, Alicante, Bilbao, Corunha, Astúrias, Santiago de Compostela e Vigo.

Nos voos internacionais de meio percurso, serão prejudicadas as conexões com Lisboa, Londres, Bruxelas, Amsterdã, Paris, Zurique, Genebra, Frankfurt, Munique, Viena, Milão, Veneza, Tel Aviv, Moscou, Roma, Istambul, Atenas e Casablanca.

Porta-vozes dos aeronautas, filiados ao Sindicato Espanhol de Pilotos de Linhas Aéreas (Sepla), expressaram na semana passada sua disposição a seguir negociando para chegar a um acordo com a direção do consórcio, apesar da nova convocação de greve.

O conflito surgiu depois da decisão da empresa de criar uma filial de baixo custo Iberia Express, que representará a perda de cinco mil empregos, pois seriam transferidos 40 aviões da matriz à nova sociedade, denunciou o presidente do Sepla-Iberia, Justo Peral.

A direção da corporação indicou que as paralisações são inoportunas e carecem de justificativa, ao assegurar que o nascimento da Iberia Express não afetará as condições salariais e trabalhistas de seus atuais empregados.

No início de 2011, a Iberia, que conta com 1.500 aeronautas e uns cinco mil tripulantes de cabine, se fundiu com a britânica British Airways no holding International Consolidated Airlines Group (IAG).

Segundo seus planos, a nova sucursal operará voos de curto e médio alcance na Europa a partir da próxima primavera.

Na opinião do sindicato de aviadores, o aparecimento dessa filial converterá a Iberia no sócio pequeno da IAG, em benefício de British Airways, que anunciou um ambicioso plano de crescimento e renovação de frota para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário