quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Euro cai mais de 1% e já está abaixo de 1,28 dólares

O euro está a cair perto de 1,20% em relação à moeda norte-americana e desceu abaixo dos 1,28 dólares, com a pressão conduzida pelo aumento dos custos de financiamento da França no seu primeiro leilão de dívida do ano. 

A divisa das 17 nações europeias está a cair 1,15% para transaccionar nos 1,2794 dólares, tendo já caído, contudo, para 1,2784 dólares, tocando num valor que não registava desde 13 de Setembro de 2010. No primeiro dia do ano, um euro valia mais de 1,29 dólares. 

A moeda única está a intensificar as perdas que tem verificado desde o início da sessão e continua em queda face ao dólar. A contribuir para o comportamento negativo do euro está o leilão de dívida em França, onde, apesar de o Estado ter conseguido colocar todo o montante pretendido, as rendibilidades exigidas pelos investidores subiram.

Este facto está a trazer preocupações para a região, já que a França está sob a ameaça do corte do seu “rating” máximo por parte das agências de notação financeira. 
 
Além disso, também o primeiro-ministro Mario Monti viajou, de surpresa, para Bruxelas, numa visita que não estava programada.

O dólar aproveita assim os bons dados hoje divulgados no que diz respeito ao mercado do trabalho norte-americano - com mais funcionários contratados pelas empresas e com menos pedidos de subsídios de desemprego - e fortalece-se em relação ao euro. 

Euro em mínimos face a iene e libra 

Mas a moeda única não está só a cair face à divisa dos EUA. O euro está novamente em mínimos de 11 anos face ao iene. O euro segue a perder 0,6% para 98,48 ienes, o nível mais baixo desde Dezembro de 2000, de acordo com a Bloomberg. 

Da mesma forma, a divisa partilhada pelas 17 nações europeias caiu para o nível mais baixo em 15 meses em relação à libra esterlina. O euro recua 0,2% para 82,68 pence, também desde 13 de Setembro de 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário